Trote





O que vocês pensariam se eu dissesse que faltei propositalmente o meu trote?
Provalmente a maioria pensaria que eu sou uma pessoa sem graça, que não sabe se divertir, e que por causa de um pouquinho de tinta desisti de participar de um momento de glória que ''meus veteranos'' me proporcionaram afinal, estar em uma universidade pública de qualidade como a UnB não é tão fácil e nem desmerecido.
Eu nunca fui muito a favor de participar de um trote, nem no meu eu pensei em estar. E eu realmente tive certeza dessa escolha no dia do trote do meu namorado quando ele me contou sorrindo que tinha pedido dinheiro no centro enquanto seus ''veteranos'' gritavam e sorriam da situação e só pra que fique bem claro, o dinheiro era para promover uma festa. ISSO MESMO, FESTA. Submeteram pessoas sujas de tintas de TECIDO/XADREZ (eu realmente gostaria de entender o motivo de uma pessoa jogar tinta de tecido, que pelo que eu sei é pra pintar TECIDO, em outra), sujas de farinha, terra, ovos, temperos de todos os tipos e plaquinhas com a identificação de calouros. Porque afinal, uma turma que está um semestre na sua frente já merecerem serem os donos da universidade. O que se aprende num primeiro semestre de faculdade pelo que pude ver até a metade do meu primeiro semestre não torna NINGUÉM melhor. É assim, que o pior tipinho de gente que eu conheço se sente. CALOURO TIPO B é tão idiota quanto qualquer calouro ou quanto qualquer outro. Sim, senhores me crucifiquem neste momento mas, infelizmente essa é minha concepção de absurdo. Se vocês acham bonito que pessoas que tem boas condições de vida precisem pedir dinheiro na rua para promover festinhas pros fodões, lamento informar mas, acho que algo tá meio distorcido e esse algo são seus valores. Porque eu conheço muitas pessoas que acham super legal ver os calouros pedindo dinheiro mas, é tão legal assim um mendigo pedir? Eu realmente, acho que nada deve ser mais humilhante do que precisar pedir dinheiro pra se alimentar e no caso dos calouros pedir dinheiro pra não se sentir excluido do grupo. Imagine o que vão pensar de uma pessoa que faltou seu trote. Não é nada agradavél e por mais que os veteranos tipo b ou c neguem sempre fica uma reservinha com quem mata o trote. Voltando a historinha da minha opção o problema ficou ainda maior quando o semestre do meu namorado deu o trote. Algumas pessoas chegaram a passar mal de tão ruim que era a qualidade da tinta utilizada e dessa vez o grau de hostilidade foi maior e pior do que os anteriores eu não vou me prolongar aqui porque eu acho que o trote do curso de Farmácia do 1º semestre de 2010 que eu vi desde do começo na esperança de mudar de ideia e deixar de ser um pessoa sem graça. Logo no íncio os veteranos ''convidaram'' todos os calouros pra dentro de uma sala e aos gritos com todo tipo de ofensa fizeram chamada. Perai, o trote não é pra quem quer? Pois é, os calouros que não estavam presentes foram marcados na listinha. O restante foi conduzido pra fora da sala no tão famoso ''elafantinho'' e do lado de fora foram vendados e obrigados a passar uma pasta de dente que mostra ''placa'' caso a pessoa possua. e os que tinham era hostilizados. Enquanto, um ''veterano'' que aqui eu nem preciso citar o nome gritava coisas como: ''CALA A BOCA, CALOURO FOLGADO'', ''ANDA LOGO'', VOCÊS PARECEM MULHERZINHAS'' além de palavrões e coisas do tipo. Depois da pasta que deixava a boca rosa passaram oléo de cozinha na pele e no cabelo deles, do lado de fora do prédio eles foram convidados aos gritos para se sentarem enquanto uma garota lia aos berros um texto absurdo e abusivo sobre a SUPERIORIDADE dos veteranos e o respeito que os calouros deveriam ter para com os seus superiores. Terminado o texto pessoas com uma inteligência acima da média jogavam de uma grande distância ovos na cabeça e pelas caras acredito que devem ter provocado muita dor, depois disso uma mistura estranha era despejada neles. No fim de tudo foram obrigados a pedir r$30 reais cada pra pagar a festinha e lembram-se que eu disse que passaram óleo na pele dos calouros? Imagine seu corpo cheio de óleo no sol de meio dia no Distrito Federal? Não deve ser agradavél. Acharam graça? Eu ainda não vi. Nem a graça e nem a interação que as pessoas tiveram. Isso não é uma recepção, isso só mostra o grau de futilidade dos jovens universitários. Citei aqui só um trote por mim presenciado mas, sabemos que exitem piores tanto no Brasil quanto no mundo. Talvez eu ter matado meu trote nem faça a diferença no mundo mas, se cada um dos novos calouros entenderem que violência só trás mais violência e mais raiva. E o que era apenas uma brincadeirinha se torna cada dia mais um ato de vandalismo e violência.


E as pessoas acabam distorcendo as coisas e saem comentários do tipo:
Mas e os muitos calouros q se ausentaram...? Direitos iguais a todos sem mais delongas... rsrs Até lá então...

ou

''os dois tipos de calouros são folgados!
os que não foram, por não terem ido
e os que foram, por acharem que mandam em alguma coisa ¬¬'
'

Sei que não sou boa escritora e tem muito mais que eu poderia citar aqui mas, eu só queria mesmo deixar essa ideia de que podemos fazer mais e tornar as universidades públicas desse pais um lugar de formação e não de atraso. Seguem umas fotos de alguns trotes e espero que se minhas palavras não convenceram de que o trote é uma bobagem espero que as fotos mostrem algo.

E mudança parte de atitude. Boicote seu trote, busque outras opções. Faça da sua universidade um lugar de CRESCIMENTO.

Jéssica Giuliana

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jessica, creio que compartilhamos da mesmíssima opinião, pois eu também não compareci ao meu trote em 2009, e sabe de uma coisa? não senti nem um pouco de arrependimento. Fiquei tão decepcionada quando me deparei com a situação sem graça e visualmente desagradável, e mais incrédula ainda por ver que algumas pessoas estavam em êxtase por estar naquela situação sem nexo e sem sentido. Porém no segundo semestre de 2009 tive o prazer de participar do grupo de extensão AMBIENTES SAUDÁVEIS, que propôs um trote diferente e que pudesse causar impacto e fazer uma grande diferença: "trote socioambiental" onde calouros e veteranos se uniram para fazer o plantio de mudas de árvores com o intuito de transformar o caminho e arredores da faculdade em uma alamede e ficar mais agradável, os CA´s se organizaram para o trote solidário; foi super legal pois HOUVE realmente uma interação, mas infelizmente a ideia foi somente naquela ocasião e nunca mais. Por fim, fico triste que o movimento tenha se esvaído e não mais se ouviu falar em solidariedade universitária e só o que vemos, presenciamos e ouvimos são as barbaridades sem sentido por parte de futuros profissionais que um dia, quem sabe, poderão ter seus filhos submetidos ao mesmo tipo de brincadeira sem graça. É realmente lamentável!
    Mas, espero que pessoas de bom senso, pense e reflita muito antes de ser atores principais e coadjuvantes desse espetáculos de horrores.
    Parabéns pelo texto adorei!!! É sempre legal ter alguém que tenha sangue nas veias para assumir aquilo que não quer para si e nem deseja que outros passem por essa mesma situação.

    ResponderExcluir

Recent News


Quem sou eu

Minha foto
''Jéssica Giuliana, 17 anos, Escorpião, Caucasiana, Personalidade Forte e Cabelos Encaracolados. Esta é a Criptonita para o outro Bruno e a Água para este bruno que vos escreve...''

Seguidores